Travelbugs

From GeoWiki

Jump to: navigation, search
Exemplo de Travelbug

O que é um travelbug?

Um travelbug é um item de troca especial. É uma pequena chapa metálica com um código de 6 dígitos (tracking number) que permite que a progressão de um item (agarrado a um travelbug), de cache em cache, seja registada e acompanhada no site geocaching.com. Como tal, são items destinados a viajar entre caches e não para serem retirados como os restantes itens de troca.

Como é que isso funciona?

O código único permite que o utilizador, ao encontrar um travelbug, possa fazer o log da operação efectuada sobre o mesmo (retirá-lo de uma cache, colocá-lo noutra ou simplesmente "descobrí-lo" numa cache e mantê-lo lá). O código impresso no travelbug não deve ser divulgado nos logs ou em fotografias, uma vez que desta forma o seu progresso e/ou localização poderia ser adulterado por pessoas com menos escrúpulos.

O que é que eu faço se encontrar um travelbug?

Os travelbugs tem, frequentemente, um objectivo (goal) a cumprir, que pode ser andar simplesmente de cache em cache ou visitar uma determinada localização. Esta informação estará normalmente escrita num pequeno documento anexado ao travelbug (passaporte) ou na página do mesmo. Se puder ajudar no seu objectivo, leve-o consigo. Lembre-se de tomar nota do tracking number para que possa, em http://geocaching.com/track, registar que a retirou da cache. Se não puder ajudar, poderá tomar nota do código e visitar o mesmo site, fazendo um log do tipo "discovered it".

Posso ficar com o travelbug na minha posse?

Os travelbugs não são items coleccionáveis! Fique com eles só o tempo estritamente necessário. Segundo a "etiqueta", pode reter o travelbug na sua posse até o máximo de 14 dias. Findo esse período, é aconselhável contactar o dono o travelbug e explicar a situação. O mesmo procedimento aplica-se caso planeie visitar, num futuro próximo, uma cache que ajudará o objectivo do travelbug. O dono do travelbug vai certamente agradecer a atenção.

E para deixar um travelbug numa cache?

Depois de registar que "retirou" o travelbug de outra cache, cada vez que efectuar um log online terá no fundo da página uma opção que permitirá registar esta operação.

Como é que posso fazer para ter os meus próprios travelbugs?

É possível comprar chapas de travelbug não-activadas na loja da groundspeak ou em revendedores autorizados.

Tenho uma dúvida...

Dê um saltinho ao fórum "trackables". Estamos cá para esclarecer!

Personal tools