Geocaching

From GeoWiki

Jump to: navigation, search

From Wikipedia, the free encyclopedia


Geocaching é uma actividade de ar livre que envolve a utilização de um receptor de GPS ("Sistema de Posicionamento Global") para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca. Geocache GPS usado no "jogo" com bússola e altímetro A actividade de Geocaching tornou-se possível devido ao fim da imposição da degradação do sinal do sistema GPS denominado Selective Availability em 1 de Maio de 2000. A primeira colocação de uma cache com auxílio de GPS ocorreu em 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer. A localização foi anunciada no newsgroup sci.geo.satellite-nav. Três dias depois tinha sido encontrada duas vezes e registada uma vez.

O Geocaching tornou-se então popular. A 17 de Abril de 2011 contam-se mais de 1300000 caches activas em mais de 200 países (sendo mais de 11000 em [Portugal], mais de 800 no [Brasil], 8 em [Macau], 27 em [Moçambique] e 18 em [Cabo Verde]), anunciadas no site oficial: Geocaching.com.

Geocacher é o termo usado para quem participa nesta actividade lúdica.

A partir de Março de 2011, a Groundspeak (o maior fornecedor mundial do jogo) disponibilizou uma secção específica de vídeos sobre o geocaching, incluindo um vídeo no youtube (What Is Geocaching), que explica o jogo.



Geocaching é Desporto?

Muita gente, incluindo os geocachers, tem dúvidas em classificar o geocaching. Existem várias interpretações: desporto, caça, jogo, atividade ou apenas uma razão para dar uns passeios. O certo é que o geocaching pode obrigar a um esforço físico significativo dependendo da localização da geocache escondida, podendo exigir equipamento especial (material técnico de escalada, por exemplo). Mesmo assim, não deixa de ser acessível a todos. As geocaches são classificadas de 1 a 5 consoante o seu nível de dificuldade (esforço total necessário para a encontrar) e igualmente de 1 a 5 consoante a complexidade do terreno e do acesso ao local específico. O grau de dificuldade varia grandemente, havendo desde caches escondidas em parques públicos, monumentos, cidades até altas montanhas, desertos e mesmo na Antárctida!

See also

Further reading

Personal tools