Geocaches

From GeoWiki

Jump to: navigation, search

Uma geocache é um container colocado em algum ponto do globo e que contém obrigatoriamente os seguintes items:

Uma stash note Um logbook Algo com que escrever, preferencialmente um lápis.

As geocaches também conhecidas como caches, poderão também ter objectos para troca.

Para uma geocache ser reconhecida como tal deverá estar inscrita no geocaching.com e ter sido publicada.

Existem outros serviços de listagem de caches para além do geocaching.com. No entanto neste wiki iremos sempre fazer referência ao geocaching.com.

As caches existem numa enorme variedade de tamanhos e tipos, mas todas tem que obdecer a uma série de regras designadas por guidelines

Numa cache tradicional, um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e os pequenos tesouros, num saco à prova de água, e depois anota as coordenadas WGS84 (latitude e longitude) da cache. Estas, em conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os outros geocachers, os descobridores, lêem essa página e, com receptores GPS, procuram-na. Quando o conseguem, registam o achado na mesma página. Os Geocachers são livres de colocar ou retirar objectos da cache, normalmente por troca de coisas de pequeno valor, de modo a haver sempre qualquer recordação para trazer.

Algumas caches contêm o que se chama de Travelbugs ou Geocoins - objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.

Algumas variações:

  • Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo - as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35mm.
  • Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final.
  • Cache-mistério: necessita que o geocacher resolva um puzzle para encontrá-la.
  • Cache-evento: um encontro de geocachers.
  • Virtual: local a visitar sem caixas escondidas mas que supostamente deve ter algo bonito ou interessante. A visita terá que ser provada através da revelação de algo que garanta que o geocacher esteve presente.
Personal tools